Primeira construção pré-fabricada de concreto no Brasil

Publicado em 01/02/2016
Imagem do Artigo Primeira construção pré-fabricada de concreto no Brasil

Como o Brasil não sofreu devastações devido à Segunda Guerra Mundial, não sofreu as necessidades de construções em grande escala, como ocorrido na Europa.
A primeira grande obra onde se utilizou elementos pré-fabricados no Brasil, refere-se ao hipódromo da Gávea, no Rio de Janeiro.

A empresa construtora dinamarquesa Christiani-Nielsen, com sucursal no Brasil, executouem 1926 a obra completa do hipódromo, com diversas aplicações de elementos pré-fabricados, dentre eles, pode-se citar as estacas nas fundações e as cercas no perímetro da área reservada ao hipódromo. Nesta obra o canteiro de pré-fabricação teve de ser minuciosamente planejado para não alongar demasiadamente o tempo de construção.

Porém, a preocupação com a racionalização e a industrialização de sistemas construtivos teve início apenas no fim da década de 50. Nesta época, na cidade de São Paulo, a Construtora Mauá, especializada em construções industriais, executou vários galpões pré-moldados no próprio canteiro de obras.

Em alguns foi utilizado o processo de executar as peças deitadas umas sobre as outras numa seqüência vertical, separando-as por meio de papel parafinado.

Não era necessário esperar que o concreto endurecesse, para então executar a camada sucessiva.

Esse procedimento economizava tempo e espaço no canteiro, podendo ser empilhadas até 10 peças. As fôrmas laterais iam subindo à medida que o concreto endurecia, reduzindo assim a extensão do escoramento. Tal procedimento dava uma grande produtividade à execução das peças. Terminava a primeira pilha de 10 peças, cada peça tornava-se, ao ser removida, a “semente” de uma nova pilha de 10 a ser “plantada” em outro lugar. Assim, multiplicava-se a produção de peças iguais.

  • Imagem de Primeira construção Pré moldada no Brasil
  • Imagem de Primeira construção Pré moldada no Brasil
  • Imagem de Primeira construção Pré moldada no Brasil



Fontes: site: set.eesc.usp.br/
Site: jockeyrio.com.br

Construção do Hipódromo – Foto acervo de Emilia Machado

 Endereço:
Rod. Dom Pedro I, Km 82,3
Rio Abaixo - Atibaia–SP
CEP 12954-260

 Telefone e Whastapp:
55 11 4416 5200

 Comercial / Vendas:
55 11 4416 5208

 Encarregado de dados:
privacidade@leonardi.com.br

  Política de Privacidade