Fundação rasa

Fundação Rasa - Leonardi

Tecnicamente, as fundações rasas, diretas ou superficiais são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 2.5 metros. Sapatas, blocos sobre estacas e vigas baldrames são considerados elementos de fundação rasa.

Sapata
São elementos de grande volume responsáveis pela transferência da carga dos pilares para o solo. Sua solução depende de um solo com grande resistência superficial. Apesar de possuir grande volume de concreto é a opção mais econômica, pois, sendo a solução final, traz economia na escavação do solo e no consumo de concreto, com a fundação profunda.

Blocos de fundação
Elemento de fundação responsável pela transferência das cargas provenientes dos pilares e vigas baldrame para a fundação profunda (estacas). Suas dimensões variam basicamente com os esforços transferidos, com as características do solo e com a solução de estacas adotada, podendo ser caracterizado pelo número de estacas:

Bloco de 1 estaca: tem a função de transferir esforços normais (estrutura de cobertura, pilares, etc.)
Bloco de 2 estacas: tem a função de transferir esforços normais e de momento (giro, torção, etc.) no eixo das estacas, sendo possível a transferência de esforços de momento de pequena intensidade perpendicular ao eixo, quando usamos vigas baldrames.
Bloco de 3 ou mais estacas: tem a função de transferir esforços normais de maior intensidade e de momento em duas direções.

Viga Baldrame
São vigas retangulares moldadas no local (in loco) ou pré-moldadas, com a função de receber carregamentos das paredes e transferí-los aos blocos de fundação. O uso das vigas baldrame também proporciona travamento entre os blocos de fundação, distribuindo os esforços laterais e restringindo parcialmente o giro em sua direção.

Confira algumas fotos abaixo:

  • Bloco de fundação - Francisco Lahr
  • Viga Baldrame - Golim II
  • Bloco de fundação

 Endereço:
Rod. Dom Pedro I, Km 82,3
Rio Abaixo - Atibaia–SP
CEP 12954-260

 Telefone:
55 11 4416 5200

  • CTS III

    CTS III

    Cotia/SP

    CTS III

    Cotia/SP

    Estrutura de concreto com viga protendida

  • Spani Atacadista

    Spani Atacadista

    Atibaia/SP

    Spani Atacadista

    Atibaia/SP

    Estrutura mista

  • KMA

    KMA

    Guarulhos/SP

    KMA

    Guarulhos/SP

    Estrutura mista

  • Eaton

    Eaton

    Guaratinguetá/SP

    Eaton

    Guaratinguetá/SP

    Estrutura de concreto com viga protendida