EDT Alphaville

EDT Alphaville

Segmento: Industrial

Tipologia: Estrutura multipavimento

Área: 4.345 m²

Região: São Paulo

Local: São Paulo/SP

O desenvolvimento do edifício EDT Alphaville foi desafiador para a Leonardi por se tratar de uma subestação elétrica, com operação remota, para atender 240 mil pessoas na região de Alphaville. Inicialmente projetada em estrutura de concreto convencional, o projeto foi alterado para o pré-fabricado de concreto, atendendo a estrutura principal do edifício, fachadas, algumas divisórias internas, galeria de cabos e caixa de separação de óleo dos transformadores. O projeto do arquiteto Walber João Romão Gimenes (MPO) e o estrutural de Otávio Pedreira de Freitas (Pedreira Engenharia).

Os projetos foram concebidos em BIM, de forma a garantir a máxima qualidade das análises e pré-compatibilização com os demais sistemas, em especial os equipamentos e instalações da subestação. A edificação tem geometria retangular com altura total de 21,5m. O projeto foi composto de 88 pilares pré-fabricados; 61 vigas pré-fabricadas armadas e protendidas; 17 lanços de escadas; 3.491 m² de lajes alveolares e 228 painéis pré-fabricados.

Foi necessário o desenvolvimento de 163 projetos para a produção dos painéis, em função das características geométricas específicas de cada peça, além de 20 tipos diferentes de ligações para a fixação dos painéis na estrutura. Para a construção da galeria de cabos e da caixa separadora de óleo foram concebidos elementos pré-fabricados absolutamente customizados para o projeto. Em relação ao edifício principal, um dos grandes desafios estava relacionado aos painéis de fechamento. Além disso, por estar situado no perímetro urbano, num terreno de pouco espaço, foi necessário um planejamento assertivo de logística para o transporte e montagem.

Conforme explicou João Carlos Leonardi, a subestação de energia elétrica poderia ter sido feita em concreto convencional, ou seja, uma caixa cinza no meio de outros edifícios de alto padrão. “Mas, foi concebida atendendo sua funcionalidade e, ao mesmo tempo, valorizando a estética para que se incorporasse em harmonia ao local. O resultado final da construção pré-fabricada e fachadas com painéis arquitetônicos de concreto branco conseguiu corresponder a estas premissas e o edifício se destaca pela sua arquitetura e estética no meio de outros belos edifícios”.

 Endereço:
Rod. Dom Pedro I, Km 82,3
Rio Abaixo - Atibaia–SP
CEP 12954-260

 Telefone e Whastapp:
55 11 4416 5200

 Comercial / Vendas:
55 11 4416 5208

 Encarregado de dados:
[email protected]

  Política de Privacidade